quarta-feira, 27 de julho de 2011

A ocupação continua...


 A ocupação dos trabalhadores da cultura continua na FUNARTE.
Para ter mais informações acesse o site:

 PARA BARRAR A PRIVATIZAÇÃO OCUPAÇÃO!

TRABALHADORES DA CULTURA, É HORA DE PERDER A PACIÊNCIA!

terça-feira, 26 de julho de 2011

FUNARTE OCUPADA!


Venha ocupar a Funarte conosco!

E já que a casa é nossa, alguns grupos amanhecem esta terça-feira, dia 26, já ensaiando por aqui. Traga o seu coletivo para ocupar: transfira para cá os ensaios e trabalhos! Há bastante espaço! Abrimos as portas da Funarte! O MTC segue na luta por tempo indeterminado! Assembléia às 9h horas!

Não se engane! Não estamos fazendo aqui uma ocupação estética estática.

O MinC, por meio da Funarte SP, tomou conosco uma atitude de democracia hipócrita: abriu as portas da casa para os trabalhadores da cultura até quinta-feira, mas com intenção de neutralizar nosso discurso.

Isso para dar a impressão de que queremos apenas fazer barulho, sem mostrar o que vem ocorrendo com a política de verbas para a Cultura.

Da mesma forma hipócrita, a Funarte liberou uma pequena verba de R$ 100 milhões semana passada; para dizer que há muito dinheiro quando na verdade o dinheiro vem sendo cortado drasticamente. Pior: tratava-se de rebarba do orçamento do ano passado.

A verdade é que dois terços da verba federal para Cultura foi cortada. Exigimos aprovação da PEC 150. Ela garante que o mínimo de 2% do orçamento geral da União seja destinado à Cultura.

Exigimos também a aprovação da PEC 236. Ela prevê a Cultura como direito social.

Aproveitamos então o tão singelo abrir dessas portas e estendemos o convite para todos os artistas, todos os trabalhadores da cultura:

Junte seu grupo e mostre a todos os governos que sabe o que quer!

Arte pública com dinheiro público!

Fim do engôdo chamado incentivo cultural via isenção fiscal!

Por políticas culturais estruturantes!

  Cultura não é mercadoria                                             
   Informações: http://www.culturaja.com/



LINK"S relacionados!!!


segunda-feira, 25 de julho de 2011

ATENÇÃO!

Os trabalhadores da cultura acabam de ocupar a FUNARTE. Ficaremos o quanto for preciso. Divulgue ou venha dar um reforço. Lutamos por 2% do orçamento da união. Mais informações entre no site www.culturaja.com

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vídeo: HORA DE PERDER A PACIÊNCIA!

Fizemos um vídeo para contribuir na luta do movimento de teatro!!!
TÁ NA HORA DE PERDER A PACIÊNCIA!


Para ver o vídeo dos outros grupos entre no site:

quinta-feira, 21 de julho de 2011

19ª Mostra de Teatro Monte Azul

Hoje começa a 19ª Mostra de Teatro Monte Azul.
A Cia. Humbalada foi convidada para apresentar a peça, ainda em processo, "Não tem ninguém com esse nome!"
É bonito ver que o pessoal do Monte Azul já está na 19ª edição! A gente precisa aprender com essa galera, nós que ainda estamos na 1ª Mostra Beiçola!


Apresentação amanhã! Dia 22/07 às 20h!
Vamo que vamo!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A BOMBA VAI EXPLODIR!

Compareça! Dia 25 de Julho às 14h


GRANDE MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES DE CULTURA EM LUTA.
É CHEGADA A HORA DE PERDER A PACIÊNCIA!

·         Os Trabalhadores de Cultura de São Paulo perderão completamente a Paciência dia 25 de julho de 2011 às 14h na Rua Apa, 83 – Santa Cecília, Próx. ao Castelinho da Av. São João e Funarte SPnuma grande e extensa Programação.
·         Dinheiro público para o interesse público: Emprego, Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Moradia!
·         Pelo fim das Leis de Incentivo Fiscal! Verbas públicas pra políticas públicas de Cultura!
·         Pela imediata implantação da Lei que institui o projeto Prêmio Teatro Brasileiro!
·         Liberação já dos 2/3 do orçamento da União para o Ministério da Cultura!
·         Pela transformação do projeto “Lei de Fomento ao Teatro Brasileiro” em lei extensiva às outras áreas artísticas (artes plásticas, dança, circo, música, culturas populares, literatura e cinema) e o encaminhamento através do executivo deste projeto como um projeto de governo com dotação orçamentária própria!
·         Pela imediata votação da PEC 236 – Cultura como Direito Social e imediata votação da PEC 150 – 2% do orçamento da União pra Cultura.
·         Pela imediata publicação de todos os Editais.

 - Informações: (11) 8121-6554 ou 9681-3426

quinta-feira, 14 de julho de 2011

I MOSTRA BEIÇOLA

Tudo preparado para a I MOSTRA BEIÇOLA!!! Dia 24 de julho começa... 


Clique na imagem para vê-la beeem grandona!

domingo, 10 de julho de 2011

Festa Julina no Paulo Setubal

Pausa para as questões: O que é uma ação cultural? Como isso de fato acontece? Como pensar uma ação continuada que faça a vizinhança estar de fato sendo protagonista? De que forma uma ação cultural pode estar presente num processo de construção cênica?


Pausa para o acontecimento: Dia 02/julho montamos nossa barraquinha na Escola Estadual Paulo Setubal que fica em frente ao Espaço Cultural Humbalada para divulgar a I Mostra Beiçola! Dias antes colocamos cartazes com alguma perguntas provocativas sobre quem seria o Beiçola. Em parceria com a diretora Edna fizemos uma ação na festa julina revelando o que seriam aqueles cartazes e convidando os alunos a assistirem a Mostra.


Pausa para a reflexão: Essa ação foi ao mesmo tempo pequena e ao mesmo tempo poderosa. Pequena se pensarmos que a ação foi em UMA Escola do bairro e poderosa pois marcamos nosso terrirório. Fico pensando se as pessoas estão começando a nos ver como trabalhadores de cultura do bairro. Como potencializar nossa presença aqui de forma legítima e orgânica? Será que algum dos alunos lê este blog? Será que alguém lê este blog? Qual a capacidade de transformação que nosso trabalho artístico tem?

Pausa para a Mostra: Espero ver todosos alunos presentes na praça aos domingos...




sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vídeo do Mês

O vídeo deste mês é dedicado à luta do movimento de Teatro de Grupo da cidade de São Paulo.
A Cooperativa Paulista de Teatro está realizando o projeto "Ensaio Aberto" que ilustra a luta pela criação da lei de fomento ao teatro (de 2002) e os desdobramentos deste benefício.
É uma série de 12 programas que enfoca a trajetória da Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, abordando desde sua implantação até o resultado cênico dos projetos selecionados.
Vale muito a pena ver o primeiro episódio. Tem relatos incríveis e gravações passadas de grandes mestres falando sobre o teatro e suas (poucas) políticas públicas.


Se quiser ver os outros vídeos vá ao site da Cooperativa clicando aqui!!!